Eventos de E-mail
Os eventos de e-mail são as atividades que ocorrem durante o “tempo de vida” do e-mail no decorrer da campanha, sinalizando que um cliente recebeu o e-mail, clicou em um link do e-mail, ou até mesmo um bounce.
Um evento de e-mail é composto por:
- Data do Evento: Data e hora em que o evento ocorreu.
- E-mail: Vínculo ao e-mail disparado.
- Tipo:
- Recebido: Indica que o e-mail foi recebido pelo servidor de destino (ex. Office 365).
- Aberto: Indica que o e-mail foi aberto.
- Clicado: Sinaliza que um link do e-mail foi clicado.
- Cancelar Assinatura: O destinatário solicitou o cancelamento de recebimento de e-mails (opt-out).
- E-mail Rejeitado: Indica um Soft Bounce ou Hard Bounce.
- Queixa do Usuário: O destinatário classificou a mensagem como SPAM, gerando uma reclamação do servidor de destino.
- Navegador: Indica qual navegador ou aplicação gerou o evento. Essa informação é aproximada.
- Endereço IP: Informa qual endereço de IP gerou o evento.
- URL: Se evento for do tipo Clicado, informa qual URL o usuário clicou.
Estes registros são criados automaticamente pelo Code-K Campaign após o disparo do e-mail.
A entidade E-mails Inválidos armazena os e-mails que de usuários que já fizeram opt-out ou que foram identificados como inválidos.
Cada item dessa entidade identifica a origem do registro de e-mail inválido, como:
- Cliente Potencial.
- Contato.
- Conta.
Também é possível visualizar a campanha associada e o endereço de e-mail utilizado.