Exibições:

Introdução às tags do Google Analytics

Integrar o Google Analytics às campanhas de marketing digital é um passo essencial para garantir a rastreabilidade e acompanhamento do comportamento do usuário.

O Code-K Campaign facilita a integração com as campanhas do Google Analytics inserindo as tags automaticamente nos links desejados.

O Google Analytics possui cinco tags que podem ser usadas para o monitoramento:

  • Campaign Source
  • Campaign Medium
  • Campaign Name
  • Campaign Term
  • Campaign Content

Utilizando valores de exemplo, a concatenação resulta na seguinte URL:

  • Url Original: http://code-k.com.br
  • Dados de exemplo:
    • Campaign Source: alpha
    • Campaign Medium: beta
    • Campaign Name: gamma
    • Campaign Term: delta
    • Campaign Content: epsilon
  • Url Final: http://code-k.com.br?utm_source=alpha&utm_medium=beta&utm_campaign=gamma&utm_term=delta&utm_content=epsilon

Apenas os parâmetros informados serão incluídos na URL. Parâmetros em branco serão ignorados.

Como disparar e-mails integrados ao Google Analytics

Primeiro criaremos o layout de e-mail, acessando o Menu Code-K Campaign> Layouts de Email:

Incluiremos algumas imagens e botões:

Uma imagem contendo captura de tela  Descrição gerada automaticamente

No layout de e-mail devem ser informados os links do seu site, onde está configurado o Google Analytics. O link para o site é incluído normalmente, sem as tags:

Uma imagem contendo captura de tela  Descrição gerada automaticamente

Agora vamos configurar a Campanha com as tags .

Criaremos uma nova campanha preenchendo os campos necessários (Nome, Tipo da Campanha, Data Final, Lista de Marketing e Remetente):

Uma imagem contendo captura de tela  Descrição gerada automaticamente

Entraremos no Designer da Campanha:

Uma imagem contendo captura de tela  Descrição gerada automaticamente

Em seguida escolheremos o layout criado anteriormente e adicionaremos as tags.

Importante: Para este teste as tags serão informadas no campo Opções:

As opções especificadas aqui serão aplicadas em todos os e-mails enviados nesta campanha.

Caso você queira adicionar tags diferenciadas para cada envio de e-mail, você pode informar as tags na própria caixa de Envio dentro do Fluxo, conforme ensinado no artigo Disparando e-mails com tags diferentes do Google Analytics

Confira o resultado:

Uma imagem contendo captura de tela  Descrição gerada automaticamente

Abaixo como ficou o link após o clique:

Uma imagem contendo pessoa, interior, homem, equipamentos eletrônicos  Descrição gerada automaticamente

E a rastreabilidade no Google Analytics:

Uma imagem contendo captura de tela  Descrição gerada automaticamente